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Por que o YOLO está deixando os economistas americanos de cabelo em pé?
Data de Publicação: 5 de dezembro de 2023
Talvez, este seja o seu primeiro contato com a sigla YOLO, ela é um acrônimo para “you only live once“, que pode ser traduzido como “só se vive uma vez”.
Popularizada pelo movimento rapper entre 2011 e 2012, a mensagem sugere viver a vida em extensão máxima, experimentar sem se preocupar com o futuro. Embora, seja uma fala corriqueira em conversas do dia a dia, em qualquer parte do mundo, muitos americanos têm levado esse pensamento a sério e mesmo diante de uma inflação alta, para os padrões americanos, estão gastando de modo desenfreado, priorizando despesas com experiências, em vez de bens materiais. As viagens ao exterior estão mais populares do que nunca.
Parece ser uma resposta, de parte dos consumidores americanos, às frustrações vividas na pandemia, mas a verdade é que a prática está desafiando as medidas ortodoxas que geralmente funcionam no controle da inflação. Só que não está funcionando como se espera. Gastos aumentando, redução da poupança, número recorde de empregos ocupados e alta inflacionária não combinam com alta na taxa de juros.
O movimento YOLO apresenta um desafio para os economistas na linha do enigma da Esfinge: “Decifra-me ou te devoro!”
Sandro Vidotto